Minha mãe Thereza gostava muito de Santo Antônio e nós adorávamos Santo Antônio, mamãe e as deliciosas guloseimas que ela preparava com muito esmero no dia 13 de Junho.
Todos os anos no dia 13 de Junho, mamãe preparava deliciosas guloseimas e permitia que a gente fizesse uma fogueira no nosso quintal de terra e nossa felicidade estava completa, pois nesse dia todos nós assávamos batata doce na fogueira e ainda tínhamos o privilégio de escutar deliciosas histórias de pessoas que um dia viveram entre nós.
Lembro-me quando apareceu um tio em casa tentando alguma palavra amiga de mamãe, pois o mesmo estava desempregado e veio pedir alguns conselhos para mamãe e a mesma foi enfática:
- Pois é querido, é muito fácil encontrar um bom emprego!
E o meu tio rapidamente disse:
- Mas o que devo fazer para conseguir um bom emprego?
- Ora, é muito fácil, é só construir um altar para Santo Antônio e colocar uma dúzia de rosas neste altar e o emprego estará garantido!
Imediatamente começamos a escutar o barulho do serrote, batidas do martelo e passados alguns minutos lá estava montado o lindo altar para Santo Antônio. O santo foi colocado delicadamente no altar e meu tio saiu para comprar as rosas e nós crianças ficávamos apenas observando e passados alguns minutos apareceu meu tio com um lindo ramalhete de rosas, depositou no altar, persignou-se e saiu humildemente para preparar nossa fogueira, pois aquele dia era o dia de Santo Antônio.
O dia de Santo Antônio era um dia de festa na nossa casa, pois minha mãe adorava Santo Antônio e até hoje acho que ela devia ter feito alguma promessa para o Santo para casar, mas jamais perguntei isto a ela, pois temia levar uma boa surra de vara de marmelo.
A festa terminou, as orações foram feitas e as batatas doces foram assadas e fomos para cama com muito medo de fazer “xixi”, pois a fogueira estava ótima e nós estávamos muito felizes.
Passados alguns dias meu tio retornou a nossa casa para agradecer mamãe, pois o mesmo tinha conseguido um ótimo emprego numa indústria de papel e estava muito feliz.
Fiquei admirando a felicidade deste meu tio e a partir deste dia comecei a admirar Santo Antônio, pois além de ser um santo casamenteiro ainda conseguia emprego para as pessoas e lembro até hoje quando ia fazer alguma entrevista para emprego sempre orava baixinho para Santo Antônio me ajudar e sempre conseguia o tão almejado emprego. Salve 13 de Junho – Dia de Santo Antônio!
4 comentários:
adorei, tbm so devota desse santo.... saudades das fogueiras,batatas doce e o vinho quente escondido debaixo do pé de sabugueiro....kkkkkkkkkk
porisso que amo o mês de junho,tem SANTO ANTONIO TEM SÃO JOÃO,TEM FOQUEIRA TEM PINHÃO,EU ADOREI,BEIJOS
Puxa.... é mesmo, a mãe gostava de comemorar os dias dos Santos em especial o St.Antonio, eu sou escraxada e digo, casei dia 12 e 14 pra cercar o dia de Santo Antonio e nunca ele me esquecer. e sinto me abençoada por todos os Santos em especial ele. Luiz você é o maximo em nos fazer lembrar as traquinagens da fogueira, ate pulavamos ela. rsrsrs escondido claro. beijos e obrigadoooooooooooo.
Sou devota do Santo Antonio e rezo, para ele , para todas as dificuldades. Muitas pessoas pensam que ele é somente santo casamenteiro. Mas não é! - Sou tão devota, casada duas vezes, a 1ª vez me casei no dia 15/06 - Na 2ª vez, me casei no dia 13/06 -rss - Parabéns, pelo seu excelente texto, Luiz! beijos ternos,
Postar um comentário