A maneira de como eu aprendi inglês foi um pouco dolorida e até um pouco vergonhosa, mas foi necessário eu ter sido humilhado para tomar vergonha e aprender definitivamente o inglês.
Enviei um curriculum para uma empresa americana na cidade de São Paulo e logo fui chamado para uma entrevista e exatamente no horário estipulado lá estava eu com os meus diplomas, minha carteira profissional e muita disposição em conseguir aquela vaga, pois a remuneração era excelente.
Apertei o botão e logo o elevador chegou e desci no vigésimo primeiro andar de um elegante prédio comercial na Avenida Paulista.
A elegância e o tratamento na recepção eram indescritíveis e logo fui recepcionado por uma linda garota com sotaque americano e cocei a cabeça e pensei: Acho que deve ser americana também e a garota foi logo anunciando que os candidatos deveriam falar inglês fluentemente, pois viajariam constantemente para os Estados Unidos e assim que ela anunciou que haveria a necessidade da fluência no idioma, vários candidatos começaram a ir embora foi aí que eu pensei: Fluente eu não sou, conheço somente as conjugações de alguns verbos e algumas palavras, mas vou ficar para ver no que vai dar.
Sentei-me numa confortável cadeira e fiquei aguardando ser chamado para a entrevista e não demorou muito fui chamado pela educada recepcionista que me levou até o gerente da multinacional, desejou-me boa sorte e lá estava eu diante de um senhor elegante que pediu gentilmente para eu sentar e perguntou meu nome em inglês, pigarreei e comecei a suar frio diante daquele senhor que não sabia nenhuma palavra de português e o americano começou a falar, falar e falar desesperadamente e eu tentando achar qualquer legenda abaixei a cabeça e quase tive uma crise de choro.
Após uns dois minutos do monólogo ele passou a mão no telefone e pediu para recepcionista pedir para eu retirar-me da sala, pois eu não sabia inglês, portanto não serviria para o cargo.
Educadamente a recepcionista entregou-me a minha carteira profissional e eu desci pelas escadas com uma decisão que mudaria todo o rumo da minha vida: Iria aprender Inglês e tornar-se-ia fluente na língua.
Assim que cheguei à minha cidade desci na rodoviária e fui a melhor escola de inglês existente naquela época e contei o ocorrido para o dono da escola e fui bem enfático: Necessito aprender inglês urgente e ele sorriu e colocou-me na melhor turma da escola.
Era duas horas por dia de segunda a sexta-feira e nos finais de semana a gente se reunia para praticar o aprendido durante a semana e fui passando todos os estágios e após três anos eu já estava falando fluentemente e conseguindo traduzir várias normas técnicas americanas.
Agradeço muito a minha não contratação naquela empresa, pois foi só assim consegui aprender mais um pouquinho e até hoje tem me ajudado em pesquisas e leituras de alguns livros. Thank you!